quarta-feira, 2 de julho de 2008

O CORPO HUMANO HOLÍSTICO

3-1- O SER HUMANO: A CONCEPÇÃO ENERGÉTICA ORIENTAL.
No mundo ocidental, o inconsciente coletivo, o paradigma vigente na maioria da sua população é de uma grande associação da vida apenas com o corpo físico, material, diferentemente do mundo ocidental onde o padrão mental de entendimento com relação a esta questão é de um ser completo, integral: físico, emocional, mental e espiritual. Se você pensar um pouco verá que não dá para isolar os seus sentimentos ou pensamentos do restante da sua vida, como uma coisa separada e independente. Eles estão interligados intrisicamente e só podem ser analisados e tratados como um todo. É este bloqueio mental que deve ser exposto e eliminado. Somos seres holísticos, inteiros e integrados no universo.
Ao se procurar analisar o ser humano de uma outra perspectiva ou abordagem, temos uma visão de um ser energético, vibrando de forma harmoniosa, em ressonância com cada um dos átomos do ser corpo “físico” e interagindo em um ambiente de outros seres no plano material, seja de origem mineral, vegetal, animal ou humano. Além disso estamos em sintonia com a própria terra, que possui imensos e variados campos eletromagnéticos, tais como a força da gravidade, que consiste na atração eletromagnetica entre o elétron na camada de valencia de cada átomo e o núcleo de cristal de ferro no centro da terra e os campos magnéticos da terra que podem ser medidos através de uma bússola, que indica a posição do pólo magnético localizado nas vizinhanças do pólo geográfico na região do Ártico no hemisfério norte.
Ao mesmo tempo, estamos em ressonância com os nossas emoções, processos mentais e outras vibrações de origem mais sutil, que chamamos de espiritual. Quando estamos equilibrados com as nossas vibrações emocionais e mentais dizemos que estamos em um estado Zen ou em Alfa, que são situações de tranquilidade obtidas quando meditamos ou em estados de consciência mais tranquilos. O mesmo processo ocorre com nossas amizades e relacionamentos. Tem que haver uma ressonância harmônica para que tais relacionamentos se mantenham. E, semelhantemente, com as pessoas que não combinamos existe uma distorção harmônica.
A ciência médica ocidental atual já está começando a perceber que não é possível separar o ser humano biológico, fisico-químico, tridimensional, das suas componentes energéticas, emocionais, mentais e espirituais. Já está sendo comprovado de forma inquestionável, através de várias pesquisas estatísticas e de laboratório que o ser humano é um ser integral, holístico, e que a sua situação de saúde física é completamente dependente das suas condições sociais, emocionais, mentais e espirituais.
Desta forma, o ser humano deve ser tratato de uma forma completa, a partir do seu corpo energético, vibracional e eletromagnético, representado pelas emoções e processos mentais, que afetam diretamente o corpo somático, tridimensional.



O SER HUMANO COMO ÊLE É: FÍSICO-QUÍMICO-ELETROMAGNÉTICO

Esta descrição embora conceitualmente esteja correta, está descrita de uma forma bem elementar, para facilidade de entendimento para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de estudar sobre este assunto. Para aqueles que querem um maior aprofundamento, existe vastíssima literatura à respeito.
O modelo a seguir é a forma mais clara para definir o ser humano, multidimensional como ele realmente é. Uma boa forma de entender o ser humano é fazer um paralelo com as várias camadas de uma cebola. Sendo que cada camada da cebola, significa um nível vibracional energético. Para aqueles que querem se aprofundar existem vários livros além de inúmeras páginas de Internet.


1- Corpo Físico
É a parte interior, o núcleo da cebola, tridimensional, fisiológico.
Este é o que nos identificamos com ele, o ser tridimensional observado pelos nossos sentidos físicos. É composto dos elementos básicos da natureza, terra, água, ar e fogo. Uma massa de carne em torno de uma estrutura óssea. Não é o esqueleto que dá a firmeza ao ser humano, que o mantém ereto. A prova disto é que não ficamos em pé quando somos anestesiados, desmaiamos ou dormimos. Quem dar a energia e a vitalidade para esta massa é a próxima camada do corpo humano, chamado de corpo etérico.

2-Corpo Etérico
Esta camada energética faz a interface, a ponte entre o corpo físico e os outros corpos mais sutis acima, de vibração mais elevada. Ele também é conhecido como duplo-etérico, pois funciona como uma cópia do corpo somático.
Este é a primeira camada que envolve o núcleo da cebola. Embora a sua consistência seja energética, ele é bastante materializado, e fica a cerca de um a dois centímetros em torno da superfície do corpo. A sensação de dor é sentida nesta parte do nosso corpo multidimensional. Exercício: Como sentir a energia deste corpo.
Esta energia pode ser sentida da seguinte forma: em um ambiente tranqüilo, faça uma concha com a palma da mão esquerda, e coloque o indicador da mão direita a cerca de um centímetro do centro da palma da mão esquerda. Faça um movimento lento com a ponta do dedo e você sentirá uma pequena vibração na palma da sua mão. Esta é a percepção do seu corpo etérico. É esta energia que nos dá a vitalidade física. A anestesia é um processo químico violento que expulsar o corpo etérico do nosso corpo físico, por isso as cirurgias podem ser efetuadas sem dor. Este mesmo efeito ocorre nos acidentes traumáticos e sempre que dormimos.
Esta camada energética desaparece cerca de trinta dias depois da “morte” do corpo físico, e pode ser vista em cemitérios como uma chama sutil que se chama de “fogo fátuo”.
yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy
A DOR
O corpo etérico contém a matriz energética, a inteligência, ou os programas pré carregados que controlam o corpo físico, todas as suas funções e atividades fisiológicas.
Todos os equilíbrios ou desequilíbrios ocorridos nos corpos mentais e emocionais são refletidos vibracionalmente no corpo etérico, e este como é o interface, o acoplamento entre os corpos sutis, a parte energética e a parte física, tridimensional, se não estiver harmonizado adequadamente manifestará posteriormente o desequilíbrio no veículo físico, gerando o que se chama de doença. Estes desequilíbrios são facilmente identificados na análise dos chacras.
O principal indicador do desequilíbrio é a dor ou o mal estar, físico, emocional ou mental. A dor precisa ser encarada como um aviso de Deus, indicando precisamente o local do corpo físico que acabou de desequilibrar e que necessita de uma atenção e de uma ação emergencial de re-equilíbrio.
Só o fato de você parar e levar a sua consciência para o local da dor já vai promover um despertar do seu próprio corpo para uma melhoria.
A manifestação da dor se inicia sempre no corpo etérico, que possui os canais energéticos conectados com o cérebro para avisar que no grande sistema chamada corpo humano houve uma área que teve o alarme disparado e que se torna necessário uma inspeção de segurança e ações apropriadas, para evitar que isto se propague pelo restante do complexo de órgãos. A dor é sempre uma mensagem da natureza, um alerta da alma, um chamado de Deus. O problema que ocorre no mundo ocidental, com a medicina alopata, onde tudo é tratado quimicamente, com atuação exclusiva no sistema químico do organismo físico, se intervém em questões físicas, como também emocionais e mentais e às vezes, até crise espiritual.
Estou definindo como crise espiritual ã duas situações distintas: 1) influência de seres da quarta dimensão (espíritos desencarnados) e 2) uma perda de conexão da personalidade (ego) com um Eu Superior, o que causa uma separação da Unidade, gerando as chamadas crises existências tão comum no mundo atual e que só irão aumentando de forma exponencial, se a pessoa não acompanha a evolução energética do planeta terra.
A medicina ocidental utilizada o remédio de forma a mascarar o efeito da dor, através dos anti- alguma coisa, em vez de agir na causa do efeito.
O resultado é esta situação de caos em que vive a humanidade “moderna” da atualidade, que vai se especializando em tudo, menos em conhecer um mínimo do mais fundamental na sua vida que é o próprio corpo, a vaso que carrega a sua essência espiritual, que é o eterno e fundamental na sua jornada na face deste planeta.
yyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyyy

3-Corpo Emocional
Esta á a próxima camada energética e onde se alojam vibracionalmente as nossas emoções, os nossos sentimentos. Como ele afeta diretamente o nosso corpo físico, é o primeiro nível na hierarquia dos nossos corpos é fundamental que tenhamos um bom controle deste corpo sutil para que ele não nos afete negativamente. Ele também conhecido como corpo astral, o corpo do astro. Mais adiante iremos entender melhor a razão deste nome. O plano correspondente à este corpo chama-se Plano Astral e possui uma vibração energética de quarta dimensão (4D), dual, de bem e mal, luz e trevas, etc.

4-Corpo Mental
É a última camada do corpo humano individualizado. Ele contém as energias que processam os pensamentos e as idéias. É o gerador das formas-pensamento. Até aqui se aplicam as lei da dualidade, dos opostos. Este é o mundo da personalidade, do ego, com o qual nos identificamos e acreditamos que somos apenas isso.

Estes são identificados como os quatro corpos inferiores

Neste ponto gostaria de fazer uma associação do ser humano com um sistema de informática como o conhecemos atualmente.
Estes quatro corpos inferiores podem ser comparados com um computador pessoal, com a sua parte mecânica, e eletroeletrônica, memória, processador, mas sem está conectado à internet. Isto significa que todo o processamento, e informações devem ser processados internamente e também aí mantidos, sem conexão com um mundo externo, fica isolado nele mesmo, em um corpo tridimensional. Imagine, você hoje ter um computador que não se conecta ao mundo externo, como era nos primórdios da era de informática. De forma semelhante isto é o que acontece com o homem ocidental, preso no mundo material, consumista, tridimensional, sem percepção das imensas possibilidades que ele possui.
A partir de agora, continuaremos a nossa jornada do corpo humano:

5-Corpo Espiritual
O corpo espiritual é a próxima camada da cebola que além de envolver todo o ego-personalidade (os corpos inferiores), faz contato com o mundo externo, com o mundo espiritual, com vibrações ainda mais sutis.
Esta camada energética é o que “fisicamente” delimita a nossa aura, que tem a forma de um ovóide.
Dando continuidade com a nossa comparação ao nosso computador, isto é equivalente à colocação da conexão com a internet, com uma consciência mais abrangente. Vamos imaginar uma conexão não física, como já existe atualmente, que é “sem fio” (wireless), através de uma comunicação por onda eletromagnética, através de uma antena.. Esta comunicação é via intuição. Esta consciência do corpo espiritual é também conhecida como Eu Superior, a Centelha Divina, Eu Crístico ou Búdico, ou o nosso anjo da guarda, de acordo com alguns ensinamentos religiosos. É a nossa ligação com Deus.
Em termos fisiológicos, esta antena é a glândula pineal, a qual é um cristal, localizada no centro do nosso cérebro, e utilizado apenas durante os exames médicos para localizar o centro do cérebro. A pineal está ligada energeticamente à um centro energético no topo da cabeça, chamado chara coronário, que faz a sintonia com as vibrações superiores, ou espirituais.
A glândula pineal produz um hormônio chamado melatonina, que regula o processo de dormir e está conectada ao meridiano direito do córtex cerebral, que processa as intuições, as questões inconscientes, o lado feminino. Estas informações são então transferidas para o meridiano esquerdo, lógico e analítico, como altamente desenvolvido no mundo ocidental, principalmente nos homens.
As mulheres, pela suas características femininas, possuem um meridiano direito mais desenvolvido que os homens, na média.
As observações sobre as crianças índigo que estão nascendo em larga escala na terra, possuem um maior equilíbrio entre os dois meridianos.

Nenhum comentário: